Sete dicas para evitar crises de asma

15:03


  • A asma atinge aproximadamente 20 milhões de brasileiros1
  • Falta de ar acentuada e dificuldade para falar frases de uma só vez são alguns dos sinais de crise da doença1-3,
  • Mesmo com asma, as pessoas devem manter exercícios físicos no seu cotidiano10


 Com a chegada do inverno, as crises asmáticas são ainda mais frequentes devido a diversos fatores, como o maior contato com infecções respiratórias. Sintomas como falta de ar acentuada ou até mesmo dificuldade para falar as frases de uma só vez, podem ser sinal de crise1,4-5.

Especialistas alertam sobre os cuidados necessários para evitar as crises que prejudicam tanto os pacientes2,3.A asma grave não tem cura, mas algumas dicas podem amenizar o problema e ajudar a se preparar para esta temporada.

Lembre-se: seguir corretamente o tratamento do seu médico é essencial para manter o controle da doença! O tratamento deve ser feito mesmo quando você está se sentindo bem.

Veja abaixo alguns cuidados para seguir:

  1. Faça exercícios!
Asma não é desculpa para o sedentarismo. Mesmo convivendo com a doença, pacientes devem praticar exercícios físicos para ajudar na condição respiratória.2 Converse com um médico para entender qual tipo de exercício para você. O exercício em excesso pode ter o efeito contrário e levar até a desencadear crises.3-6-7,

  1. Boa alimentação é essencial
O excesso de peso dificulta o controle da doença por interferir no metabolismo e na capacidade de respirar das pessoas com asma. A gordura no corpo (tecido adiposo) produz substâncias que agravam inflamações em estruturas do pulmão.1,2,6

  1. Muito cuidado com substâncias que causam alergia!
Algumas substâncias podem causar reação alérgica e gerar inflamação nas vias respiratórias, como ácaros da poeira doméstica, mofo, pelos de animais, pólens e presença de baratas podem desencadear sintomas3-6. As pessoas com asma devem evitar contato com as substâncias as quais tem alergia2

  1. Gripes e resfriados
As gripes e os resfriados podem não parecer ter associação com asma, mas eles são a causa mais comum para que a crise surja3-6. Evite contato com pessoas resfriadas e vacine-se para a gripe!

  1. Alguns medicamentos podem gerar uma crise de asma
Por mais que os medicamentos são produtos para nos fazerem bem, há alguns que podem iniciar uma crise nos asmáticos. AAS (ácido acetilsalicílico) e outros anti-inflamatórios, betabloqueadores usados para tratar hipertensão arterial e glaucoma são alguns exemplos3-6. Se faz uso desses tratamentos, não esqueça de conversar com o médico na próxima visita!

  1. Refluxo não afeta só a parte digestiva
O refluxo gastroesofágico piora a evolução do cuidado com a asma. Quem tem a doença precisa acompanhar com seu médico este problema para que não haja maior dificuldade no controle da asma.1,3,7,8,

  1. Consulte seu médico e relate as crises
A doença não tem cura, mas o tratamento correto permite que o paciente não sinta diferenças em sua rotina9Os tratamentos atuais podem reduzir o número de exacerbações em 78%, o número de idas à sala de emergência em 87% e as taxas anuais de hospitalizações em 96%10.

O Coordenador Institucional de Pesquisa do Hospital Moinhos de Vento e Pneumologista Pediátrico do Hospital São Lucas da PUCRS, Dr. Paulo Pitrez, reforça que esses cuidados são fundamentais para controlar a doença. “A asma é uma doença crônica, no entanto, tem tratamento. Os pacientes podem ter uma rotina normal se prevenirem as crises e fizerem o tratamento adequado. Entretanto, quando não controlada, a asma pode comprometer a qualidade de vida e gerar hospitalizações constantes, com risco inclusive de morte pela doença”.

A asma atinge mais de 20 milhões de pessoas no Brasil1 e causa mais de 2 mil mortes por ano no país7Para facilitar o entendimento sobre o controle da asma, a Global Initiative for Asthma (GINA) sugere o preenchimento de um questionário simples e rápido2. Caso haja alguma resposta positiva para alguma das perguntas é preciso procurar um médico, pois há sinais que a asma pode não estar controlada2.


Para saber mais, acesse: http://asmagrave.novartis.com.br

Sobre Novartis
A Novartis provê soluções inovadoras de saúde que atendem a necessidades em constante evolução dos pacientes e sociedades. Sediada na Basileia, na Suíça, a Novartis oferece um portfólio diversificado para melhor atender a essas necessidades: medicamentos inovadores; medicamentos econômicos, como genéricos e biossimilares; e soluções para o cuidado com os olhos. A Novartis lidera globalmente cada uma dessas áreas. Em 2017, o Grupo alcançou vendas líquidas de US$ 49,1 bilhões, com investimentos em P&D de aproximadamente US$ 9 bilhões. As empresas do Grupo Novartis empregam cerca de 122 mil colaboradores. Os produtos da Novartis são comercializados em aproximadamente 155 países ao redor do mundo. Para mais informações, visitehttp://www.novartis.com.

You Might Also Like

0 comentários

Só libero os comentários depois de lê-los.
Se tiverem alguma dúvida, perguntem que eu responderei por aqui mesmo!
Obrigada pela visita!

Seguidores