7 dicas para acordar melhor!

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Vamos combinar: Acordar cedo não nada é fácil. Infelizmente, a maioria das pessoas não tem escolha e seja por causa do trabalho ou outros compromissos, precisa acordar cedo mesmo sendo uma pessoa noturna, que rende mais à noite.
No entanto, alguns estudos são categóricos: pessoas matutinas são mais saudáveis, produtivas e tem menos chance de terem depressão. O hábito de acordar cedinho também está associado à boa forma. Mas não é por isso que resolvemos escrever um post com dicas para ser uma pessoa matutina – afinal, pessoas noturnas são super criativas e também produtivas (só que durante a noite).





O problema é que nem todo mundo pode criar uma rotina noturna, principalmente quem trabalha em horário comercial ou tem aula de manhã e precisa lidar com o chamado “jetlag social”. Então, as dicas vão para você tornar suas horas pela manhã menos sofridas e mais prazerosas.
1- Faça do seu quarto um local tranquilo
É importante que você crie um ambiente ideal para relaxar: limpo, arrumado, perfumado e silencioso. Algumas dicas são:
A. Não deixe indícios de preocupações do dia seguinte muito a vista (uma pilha de roupas para arrumar, computador ligado com um trabalho a terminar, livros da matéria da prova de amanhã…).
B. Coloque um cheirinho bem suave de lavanda ou outro aroma tranquilizante no travesseiro (se você não for alérgica, claro!).
C. Não deixe luzes artificiais ligadas e pare de mexer no celular ou notebook pelo menos uma hora antes de ir deitar.


2- Siga um ritual
Pessoas matutinas tendem a seguir ritualmente horários de dormir e acordar. Determine um horário razoável para ir para a cama e siga com rigor, mesmo que não esteja cansado (se você estiver extremamente cansado antes deste horário, pode ir mais cedo). Fazendo isso inclusive aos finais de semana, suas manhãs de Segunda-feira serão bem mais fáceis
3- Abandone a função soneca
Ela pode até ser a melhor coisa que lhe acontece pela manhã, sua melhor amiga, sua esperança… Mas não, a soneca não faz bem para seu sono. Especialistas apontam a função soneca como um dos maiores vilões e quanto mais vezes você aperta o botãozinho, após ter acordado, mais cansado você fica. Levante assim que o despertador toca pela primeira vez, pois aqueles 10 a 30 minutos que você fica a mais na cama não somam ao seu descanso e lhe deixam ainda mais ensonado.


4- Coloque o despertador longe
Para botar em prática o hábito de levantar assim que o despertador toca, coloque o aparelho em outro cômodo da casa, de preferência em um que você já emende uma tarefa matutina, como escovar os dentes ou tomar café.
5- Espreguice-se!
Ao acordar, espreguice-se com vontade e demoradamente. Isso avisa seu corpo que já é hora de começar a acordar. Levante devagar e sem movimentos bruscos, mas vá alongando as pernas, coluna e braços (sem muita força). Isso espanta de verdade a vontade de voltar para o edredom.
6- Deixe a luz entrar!
Assim como à noite você precisa apagar as luzes artificiais, de manhã, seu despertar é mais saudável se você deixar a luz natural invadir seu quarto. Essa luz avisa biologicamente seu corpo que é hora de acordar e tudo se torna mais fácil.


7- Determine uma atividade prazerosa durante a manhã
Se você já vai dormir angustiado com a manhã seguinte, provavelmente seu despertar não será nada fácil. O truque é ir dormir tentando mudar a maneira como você vê as horas pela manhã, que geralmente são corridas e cheias de obrigações.
Geralmente não gostamos da manhã porque, além dos usuais sono e preguiça, essas atividades não são prazerosas e realizamos todas em “stand by”. Determine alguns minutos de atividade que você possa esperar ansiosamente para fazer pela manhã: ioga, alongamento, um programa de TV ou leitura de jornal. Qualquer coisa que você goste mesmo e que não seja apenas obrigação.

(Com informações BYRDIE)


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