É páscoa + receita de Escondidinho de Bacalhau !

12:46

Qual é a imagem que a Páscoa tem para você: uma bela mesa para servir um bacalhau para a família  um coelho segurando uma cesta cheia de ovos de chocolate ou uma multidão reunida para orar a Jesus Cristo? Há várias formas de comemorar  essa data cheia de simbolismo e que, invariavelmente, é sempre uma ótima oportunidade de reunir amigos e parentes e, simplesmente, celebrar a vida.

A origem da comemoração da Páscoa - palavra que vem do hebraico Pessach, e significa ''passagem'' - remete aos tempos antes de Cristo.Sim, há milhares de anos a humanidade já festejava nessa época a chegada da primavera ( aqui é o começo do outono, mas em países do Hemisfério Norte é a época das flores). No calendário judaico, a data existe a mais de 3.200 anos e comemora a passagem da escravidão para a liberdade, quando o povo judeu fugiu do Egito atravessando o Mar Vermelho. No período pascal, os judeus consomem o matzá, o pão sem fermento, para lembrar a rápida fuga e a falta de tempo para a fermentação.



Para os cristãos, a Páscoa significa o renascimento de Jesus e sua ascensão ao céu  dois dias depois de sua crucificação e morte, na Sexta - Feira da Paixão. Em sacrifício  os praticantes da religião não consomem carne vermelha nesse dia - e foi assim que o bacalhau se tornou grande estrela dessa festa. Há ainda quem passe toda a Quaresma - período entre a Quarta - Feira de Cinzas, um dia apos o termino do Carnaval, a Páscoa - sem comer carne ou outro alimento que prometer. Chocolate, inclusive, para tirar o atraso depois que '' chegar o coelhinho''.

Esses dois símbolos acabam sendo os mais fortes comercialmente. As coelhas representam a fertilidade porque podem ter até seis filhotes por mês  ou cerca de 70 coelhinhos por ano. É ou não é a coelha uma boa ''musa'' dessa data que comemora o renascimento? Da mesma forma, o ovo, representa a vida nova. Mas, feito de chocolate, é muito mais gostoso e divertido. Na verdade, essa tradição de presentear com ovos teria surgido na China, quando se trocavam anos de galinha ou de pata pintados para ovacionar a estação marcada pelo florescimento da natureza. Os de chocolate só surgiram no século XVIII, substituindo ovos de pata e de galinha, Foi uma descoberta de confeiteiros franceses para apresentar o chocolate. No Brasil, os ovos doces e o coelho da Páscoa só surgiram em 1913, trazidos por imigrantes alemães.


Símbolos Pascais Cristãos 
  • Ovos - Vida e nascimento.
  • Coelho - Fertilidade
  • Cruz - Sofrimento e ressurreição de Cristo.
  • Cordeiro - Cristo, cordeiro de Deus, que se sacrificou em favor do rebanho.
  • Pão e Vinho - Na ceia, Jesus Cristo teria escolhido o pão e o vinho para representar seu amor pelo povo. Representando seu corpo e seu sangue, eles são dados a seus discípulos para celebrar a vida eterna.
  • Círio - Vela que se acende no Sábado de Aleluia, um dia apos a morte de Jesus. Quer dizer: ''Cristo, a luz dos povos''. Alfa e Ômega nela gravadas querem dizer ''Deus é o principio e o fim de tudo''.


Já que o bacalhau é a estrela da semana santa, venho trazer uma receita deliciosa de:


Escondidinho de Bacalhau




INGREDIENTES

4 xícaras (chá) de água fervente (800 ml); 1 embalagem de Ajinomoto Caseirinho Pure de Batata;
300 g de bacalhau, demolhado  aferventado e desfiado grosseiramente; meio pimentão amarelo, sem sementes, em rodelas; 2 ovos cozidos, em rodelas; 
1 cebola media cortada em rodelas; meia xícara (chá) de azeitonas verdes descaroçadas (60 g );
3 colheres (sopa) de azeite de oliva (45 ml);
1 sache de Hondashi; 1 colher (chá) de sal;
2 colheres (sopa) de queijo tipo parmesão ralado.

   


MODO DE PREPARO

1. Em uma tigela grande, coloque a água e o Ajinomoto Caseirinho Pure de Batata, e misture até encorpar.Reserve
2. Em um refratário  disponha o bacalhau, o pimentão, o tomate, o ovo, a cebola e as azeitonas.Regue com azeite previamente misturado com o Hondashi e o sal, e cubra com o purê.
3. Polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno quente (200 graus), por 10 minutos, ou até dourar a superfície.
4. Retire do forno e sirva em seguida.

Dica:substitua o bacalhau por peito de frango previamente cozido e desfiado grosseiramente.

Fonte: Revista Sabores Ajinomoto

You Might Also Like

1 comentários

  1. Olha, não gosto de bacalhau... mas ficou com uma deliciosa! *-*

    Adoro páscoa ♥

    http://japonezando.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Só libero os comentários depois de lê-los.
Se tiverem alguma dúvida, perguntem que eu responderei por aqui mesmo!
Obrigada pela visita!

Seguidores